top of page

Lobo-marinho Joca surpreende banhistas em Maricá -Niterói

  • Foto do escritor: Foco Brasil
    Foco Brasil
  • 23 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Um lobo-marinho surpreendeu banhistas na Praia de Itaipuaçu, em Maricá, no domingo (22), e as autoridades suspeitam que o animal seja o mesmo que foi visto recentemente nas praias de Ipanema e Niterói, no Rio de Janeiro. Apelidado de "Joca", o lobo-marinho foi inicialmente avistado nas areias da Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, no início da semana, e posteriormente apareceu em Niterói.


lobo-marinho joca

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a área foi isolada por agentes da Defesa Civil, e biólogos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) estão monitorando a presença do animal. A prefeitura de Niterói também tomou medidas semelhantes quando o lobo-marinho foi encontrado na Praia de São Francisco, na manhã de domingo. O mamífero aquático chegou à praia vindo da Baía de Guanabara, mas permaneceu no local apenas por alguns minutos antes de retornar ao mar.


Embora seja possível que se trate do mesmo lobo-marinho que foi visto em Ipanema e Niterói, as autoridades locais informaram que ainda não é possível confirmar se é o mesmo indivíduo. A migração de lobos-marinhos fora da temporada, que vai de setembro a dezembro, é considerada rara.


As autoridades reforçaram que, diante da presença do animal, a recomendação é que as pessoas evitem se aproximar ou alimentá-lo, pois isso pode estressá-lo e colocar tanto os banhistas quanto o próprio animal em risco. Para qualquer emergência envolvendo o lobo-marinho, os moradores e turistas devem acionar o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).


Em entrevista à Revista Rio, a bióloga Daniela Meriano explicou que os lobos-marinhos são mamíferos que transitam entre a terra e o mar e são frequentemente vistos em áreas costeiras, especialmente durante a época de reprodução ou quando buscam alimento. Ela ainda alertou sobre os riscos de contato direto, tanto para os seres humanos quanto para o animal, devido à possibilidade de transmissão de doenças e estresse causado pela presença de pessoas.


Os lobos-marinhos podem medir entre 1,5 e 3 metros de comprimento e pesar até 250 quilos, no caso dos machos. As fêmeas, por sua vez, têm um porte menor.

Comentários


Em destaque

bottom of page